Biografia – Fernando Jorge

Texto: |

O Poeta e Ficcionista Silas Corrêa Leite tem 54 anos, é da histórica e boêmia aldeia de Itararé-São Paulo, Brasil, terra de celebridades artísticas nacionais como o Maestro Gaya, Luiz Solda, Rogéria Holtz, Irmãs Pagãs, Carlos Casagrande, Regina Tatit, Jorge Chuéri, Luiz Barco, um celeiro de artistas.

Em Itararé foi bóia-fria, engraxate, vendedor de dolés de groselha preta, garçom, vendedor de jornais.

Família pobre, seu pai era acendedor de lampiões de gás e sua mãe mestiça de negro com índio. Com 16 anos escrevia pros jornais de Itararé, tinha programa na Rádio Clube de Itararé e, nos shows pratas da casa, imitava ídolos da Jovem Guarda. Por causa de uma paixão impossível, em 1970 com apenas a quarta-série do primário migrou para Sampa.

Sem dinheiro no bolso/Sem parentes importantes/Vindo do interior, como na balada do Belchior, morou em pensões e repúblicas, passou fome, voltou a estudar, fez Direito, ganhou ficha nos podres porões da ditadura. Sempre escrevendo, começou a participar de concursos e a ser premiado em verso e prosa.

Ganhou alguns prêmios, (Prêmio Ignácio Loyola Brandão de Contos, Prêmio Paulo Leminski de Contos, Prêmio Mário de Andrade de Poesia, Prêmio Mário Quintana de Crônicas, Prêmio Ficção Científica e Fantástico em Portugal, Prêmio Salão Nacional de Causos de Pescadores (USP-SP), Prêmio Lígia Fagundes Telles Para Professor Escritor, etc.)

Consta em dezenas de antologias literárias em verso e prosa. Lançou um e-book (livro virtual) chamado O RINOCERONTE DE CLARICE com 11 contos fantásticos, cada ficção com três finais cada, um final feliz, um final de tragédia e um politicamente que foi um sucesso no site www.itarare.com.br e destaque na mídia, inclusive televisa (Metrópolis, TV Band., Rede 21, Provocações) a partir disso. Essa obra virtual, de vanguarda e única no gênero, foi indicada como leitura obrigatória na matéria Linguagem Virtual, no Mestrado de Ciência da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Silas fez também Geografia, é especialista em Educação, fez várias extensões inclusive em Filosofia Para Crianças, Literatura na Comunicação, Direitos Humanos na USP, etc.

Colabora atualmente com mais de 300 sites, inclusive no exterior e em países de língua espanhola. Tem três livros: Trilhas & Iluminuras, Poemas, 2000, Porta-Lapsos, Poemas 2005, em 2006 lançou Os Picaretas do Brasil Real (Série Cantigas do Escárnio e Maldizer), estando com um romance para ser avaliado pela Geração Editorial. Está lançando CAMPO DE TRIGO COM CORVOS, contos.

Antimilitarista, pela não violência, acredita na arte como libertação, como Manuel Bandeira. É relator de uma ONG de Direitos Sociais.

Sua poesia de apresentação é: Ser poeta é a minha maneira/De chorar escondido/Nessa existência estrangeira/Que me tenho havido

fonte: http://www.fernandojorge.com/silas-correa-leite/4524102313

Leia também:

Silas Correa Leite [Poeta, Escritor, Jornalista Comunitário e Educador Brasileiro]

Silas Correa Leite. Educador, Jornalista Comunitário e Conselheiro em Direitos Humanos, começou a escrever aos 16 anos no jornal “O Guarani” de Itararé-SP.

Fez Direito e Geografia, é Especialista em Educação (Mackenzie), com extensão universitária em Literatura na Comunicação (ECA).

Autor entre outros de “Porta-Lapsos”, Poemas, Editora A

Poema Cristo Crucificado

Tomo tu dolor, Cristo crucificado
Y quiero bajarte de ese horror
Quiero arrancar el clavo en tus pies clavado
Para darte el conforte de mi simple amor
Siento dolor, Jesús, al mirar tu estado
Y quiero salvarte de ese terror
Liberar tus brazos abiertos del madero armado
Cantarte una cantiga, darte un
cobertor.

Siento tu dolor, mi Dios, allí clavado
Que vier

Livroterapia

Biblioterapia, a Terapia da Leitura Que Cura Almas, Corações e Mentes

Livroterapia, Um Remédio Caseiro e Casual Que Escancara e Cura?

-Doutor, estou com graves problemas emocionais, de depressão a falta de apetite, de baixa estima a obesidade mórbida, que remédio o sr me indica?

-Leia o livro tal. Você vai adorar. Vai fazer um bem enorme pra vc. Pratique es

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *